Um pescador profissional de 48 anos que estava desaparecido desde a noite de sábado na ria de Aveiro foi encontrado hoje de manhã, informou fonte da Marinha.

Segundo o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Luciano Oliveira, a embarcação onde o pescador seguia foi localizada pelo salva-vidas de Aveiro, cerca das 07:30, na zona conhecida por «Bico de Pedra», no Muranzel.

«O pescador encontrava-se bastante debilitado fisicamente e a necessitar de cuidados médicos imediatos», disse a mesma fonte, adiantando que os primeiros socorros foram prestados na embarcação pelos profissionais da estação salva-vidas.

O homem foi, depois, transportado para o cais de atracação da autoridade marítima, onde tinha à sua espera uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica dos Bombeiros de Ílhavo.

Depois de receber assistência, o pescador foi transportado para o Hospital de Aveiro, tendo recebido alta durante a tarde.

Segundo o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, o homem, que não possuía a bordo qualquer meio de contacto, terá tido uma avaria no motor e decidiu largar ferro, ficando a aguardar pela chegada de alguém que lhe prestasse auxílio.

O alerta para o desaparecimento do pescador foi dado por familiares, cerca das 19:00 de sábado.

O homem natural da Torreira, que teria problemas de saúde, tinha saído do porto de abrigo da Torreira cerca das 09:00 e não regressou a casa como era habitual.

De imediato, a Capitania do Porto de Aveiro acionou os meios da Polícia Marítima e da estação salva-vidas de Aveiro para iniciar as operações de busca e salvamento nos locais de pesca habitualmente praticados pelo pescador desaparecido.