Notícia atualizada às 20:20

O ator Rodrigo Menezes foi encontrado morto, este sábado de manhã, no apartamento em que morava, no concelho de Oeiras, em circunstâncias ainda por apurar. O ator tinha 40 anos, sofria de epilepsia e era um dos rostos das telenovelas da TVI

Contactada pela
tvi24.pt a diretora do serviço de piquete da Diretoria Nacional da Polícia Judiciária garantiu que existe uma equipa a investigar as circunstâncias da morte do ator, mas escusou-se a prestar quaisquer outras informações sobre o caso.

Rodrigo Menezes deixa um filho de quatro anos, Afonso de Menezes, fruto da relação com Andreia Sampaio. A criança completa cinco anos dentro de uma semana, no dia 11 de outubro. No entanto, o namoro mais mediático do ator foi com a atriz e modelo Diana Chaves e durou quatro anos.

O ator era também familiar das atrizes Rita Salema e Madalena Brandão (primo em segundo grau de ambas) e do empresário Miguel Pais do Amaral (primo em terceiro grau).

«O miúdo reguila, genuíno»

A notícia da morte de Rodrigo Menezes foi confirmada pela diretora de comunicação da TVI, Helena Forjaz, que ao telefone para a TVI24 recordou, «o miúdo reguila, genuíno». «Sei que ele foi encontrado morto em casa, não temos causas, nem como nem quando. Soube pela Rita Pereira, que era muito amiga dele e me ligou, mas temos muita pouca informação», afirmou Forjaz.

«Pelo carinho especial que tínhamos por ele, ele era sempre o puto reguila. Ele começou muito novo com a TVI, trabalhou sempre com a TVI, e havia realmente uma relação muito próxima com toda a gente. Era muito reguila, mas era muito genuíno», disse a diretora de comunicação.

Nicolau Breyner recorda Rodrigo Menezes pela alegria de viver, pela camaradagem e pelo talento.  «É realmente terrível. Não sei nada do que se passou, mas  é a perda de uma pessoa na flor da idade como ele era, a perda de uma pessoa de  quem eu gostava muito», referiu.

Pedro Lima comenta a morte de Rodrigo Menezes, afirmando que é uma grande perda para a ficção nacional.  «O Rodrigo era um colega, um amigo, uma pessoa excecional.  Uma pessoa com quem estava sempre tudo bem, só contribuía para encontrar momentos  positivos. Era uma pessoa que trazia alegria para o trabalho», afirmou Pedro  Lima, emocionado.

Nas redes sociais multiplicam-se as homenagens, com vários  amigos de Rodrigo Menezes a lembrarem o ator.

Telenovela acaba hoje

Atualmente, Rodrigo Menezes chegava a casa dos portugueses através da telenovela da TVI «O Beijo do Escorpião», que termina este sábado e tem como protagonista Sara Matos. Em «O Beijo do Escorpião», o ator interpretava o personagem Nuno Ramos (Recorde aqui e aqui algumas imagens) .

Atualmente também ainda é possível ver o ator em «Remédio Santo», novela que a TVI emitiu entre 2011 e 2012 e que repete agora no canal. 

A carreira do ator em televisão começou em 1999 com a novela da RTP1 «A Lenda da Garça». Dois anos depois entrou em «Ganância», na SIC, e em 2002 lançou-se no mundo da música com o álbum «Um Amor Não Morre Assim».

Rodrigo Menezes era há muitos anos ator exclusivo da TVI e protagonizou muitas personagens que o tornaram acarinhado pelo público. No currículo, o ator tem participações nas telenovelas «Saber Amar » (TVI, 2003), «Morangos com Açúcar » (TVI, 2003), «Queridas Feras» (TVI, 2003), «Mistura Fina» (TVI, 2004), «Fala-me de Amor» (TVI, 2006), «Doce Fugitiva» (TVI, 2006), «A Outra» (TVI, 2008), «Flor do Mar» (TVI, 2008), «Meu Amor » (TVI, 2009), «Remédio Santo» (TVI, 2011) e «Destinos Cruzados» (TVI, 2013).

Música e Teatro

No teatro, Rodrigo Menezes destacou-se com a peça «Acredita, Estou Possuído» (2007), onde dividiu o palco com Victor Espadinha, Sylvie Dias e Diogo Morgado.

Na música, estreou-se em 2002 com o álbum «Um Amor Não Morre Assim». Mais tarde, participou nos projetos «Planeta Pop» e «Mundo da Fantasia» ao lado dos atores Cláudia Vieira, Pedro Teixeira e Rita Viegas.

Problemas com as autoridades

Em agosto de 2013, Rodrigo Menezes foi detido por desobedecer, insultar e ameaçar um elemento da GNR, em Vilamoura, no Algarve. Ao jornal «Correio da Manhã», o ator revelou, na altura, estar descontraído com a situação. «Vou continuar a curtir as férias. Está tudo bem, dentro dos possíveis», explicou Rodrigo Menezes.