A Polícia Judiciária do Norte anunciou  esta segunda-feira a detenção de um suspeito do crime de tráfico internacional de droga, numa operação articulada com a Guarda Civil de Espanha, na qual foram apreendidos mais de 18 quilos de cocaína.

Em comunicado citado pela Lusa, a PJ refere que a droga apreendida, com um valor comercial de cerca de um milhão de euros, destinava-se a abastecer o mercado ibérico e daria para aproximadamente 200 mil doses.

A PJ esclarece que a detenção ocorreu no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes por via aérea, mediante a utilização de voos comerciais para o transporte de droga da América do Sul e sua introdução na Europa.

“Foram apreendidos cerca de 18.170 gramas de cocaína, que o suspeito trazia, de forma dissimulada, em 48 embalagens previamente introduzidas na mala que transportava, entre outros objetos e documentos com possível alcance probatório”, acrescenta.


O detido, estrangeiro, com 34 anos, sem ocupação laboral, foi presente a primeiro interrogatório judicial tendo-lhe sido determinada a medida de coação de prisão preventiva.

A PJ não forneceu mais esclarecimentos sobre o país de proveniência do voo, nem sobre a nacionalidade do detido.