O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, elegeu esta sexta-feira, em Nelas, como prioridades a requalificação dos espaços escolares e a aposta na inclusão e promoção da equidade nas escolas.

É importante requalificar os espaços escolares para ter cada vez melhores espaços escolares para dar resposta às necessidades prementes", afirmou Tiago Brandão Rodrigues, em breves declarações aos jornalistas no final de uma visita a Nelas, distrito de Viseu, onde participou no Elos - Festa Literária de Nelas, este ano subordinada ao tema "Terra Queimada, Palavra Semeada".

O governante recordou o investimento que já está a ser feito em infraestruturas escolares, estando, de momento, 200 obras concluídas, em execução ou com acordo a ser finalizado.

Questionado sobre em que se vai traduzir o investimento na educação nos próximos anos, o ministro da Educação elegeu também "apostas importantes no pré-escolar, no ensino profissional e uma aposta muito, muito marcada na inclusão para que a escola seja verdadeiramente acessível a todos".

Tiago Brandão Rodrigues apontou para o trabalho em "prol da pedagogia, com o projeto de autonomia e flexibilidade curricular", assim como para "um trabalho muito para forte para que a equidade faça parte da escola".

O desiderato primeiro e último das nossas escolas é que cada uma das nossas crianças possa ser incluída e possa ter percursos de verdadeiro sucesso. É isso que estamos a fazer", vincou o ministro da Educação,