A região do Funchal e a ilha de Porto Santo apresentam risco extremo de exposição à radiação ultravioleta, enquanto o resto do país está com níveis altos, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA prevê para esta terça-feira, no continente, céu pouco nublado ou limpo, tornando-se geralmente muito nublado no Minho e Douro Litoral a partir do início da manhã e estendendo-se gradualmente essa nebulosidade às restantes regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

A previsão aponta também para períodos de chuva ou aguaceiros fracos no Minho e Douro Litoral a partir do final da manhã, estendendo-se gradualmente ao litoral centro.

Prevê-se ainda vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado a forte de noroeste durante a tarde no litoral oeste a sul do Cabo Raso, no barlavento algarvio e nas terras altas, pequena descida da temperatura mínima e da máxima nas regiões do interior norte e centro.



Na Madeira, o céu apresentará períodos muito nublados, embora pouco nublado nas vertentes sul, além de aguaceiros fracos nas vertentes norte, mais prováveis até ao início da manhã e para o final do dia, e vento moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas.

Para os Açores, prevê-se céu geralmente pouco nublado e vento oeste moderado.

No que diz respeito às temperaturas, Lisboa, Leira, Coimbra e Santa Cruz das Flores deverão chegar aos 26 graus Celsius, Beja aos 33º, Évora aos 31º, Castelo Branco e Portalegre aos 30º, Bragança e Funchal aos 27º, Faro aos 32º, Porto e Braga aos 23º, Viana do Castelo aos 22º e Angra do Heroísmo e Ponta Delgada aos 25º.