As temperaturas vão descer esta quarta e quinta-feira, entre 4 e 6 graus Celsius, prevendo-se que a chuva regresse a Portugal continental a partir de segunda-feira, disse à Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.

“Hoje já vamos ter uma descida da temperatura, essencialmente nas regiões do Norte e Centro, tanto da mínima como da máxima, de 2/3 graus. Esta situação vai persistir para amanhã”, adiantou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na quinta-feira, as temperaturas voltam a descer 2/3 graus Celsius, prevendo-se, por exemplo, para Lisboa, uma máxima de 16 e 6 de mínima e, em Bragança, 10 de máxima e -4 de mínima.

“Em termos médios, nos dois dias, deve andar à volta dos 4/6 graus de descida, mas depois varia de local para local. Assim, vamos ter máximas no litoral entre 14 e 17 graus, no interior entre 7 e 10 e mínima no interior norte entre -5 e 1 e nas regiões mais perto do litoral entre 3 e 6."

Para o fim de semana, a meteorologista do IPMA adiantou que vai manter-se o tempo frio.

“Não se espera uma descida significativa da temperatura. As descidas maiores serão hoje e amanhã”, disse.

Segundo Ângela Lourenço, para o fim de semana está previsto céu pouco nublado ou limpo, e vento do quadrante de leste, soprando com intensidade e forte nas terras altas.

“No que diz respeito à chuva, a antevisão aponta para o início da próxima semana. O mais provável será para segunda-feira, dia 26”, disse.