Os distritos de Beja, Évora e Setúbal estão esta quarta-feira e na quinta sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de tempo quente, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Évora, Beja e Setúbal vão estar sob ‘aviso amarelo’ devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso vai estar em vigor entre as 12:00 desta quarta-feira e as 21:00 de quinta-feira.

As temperaturas máximas vão subir esta quarta-feira entre 2 a 5 graus Celsius na generalidade do território do continente e na quinta-feira no litoral oeste e Centro e Sul, adianta o meteorologista Ricardo Tavares.

Para hoje estamos a prever céu pouco nublado ou limpo e uma subida entre 2 a 5 graus celsius um pouco por todo o território. Na quinta-feira vamos ter nova subida da mesma ordem de grandeza, mas mais no litoral oeste, centro e sul”, diz o meteorologista do IPMA.

De acordo com Ricardo Tavares, estão previstas temperaturas elevadas principalmente na quinta-feira, que será o dia mais quente da semana, com temperaturas acima dos 35 graus no interior do Alentejo.

Em Lisboa estamos também a prever 35 graus e na região do Vale do Tejo acima dos 35. Todo o resto do continente vai ter hoje e quinta-feira temperaturas acima dos 30 graus”, afirma.

No que diz respeito às temperaturas mínimas, o meteorologista do IPMA adianta que vão manter-se abaixo dos 20 graus na generalidade do território.

“Quanto ao vento estamos a prever para hoje e quinta-feira que seja fraco a moderado, um pouco mais intenso nas regiões do litoral oeste, e moderado a forte nas terras altas”, refere.

Ricardo Tavares diz ainda que a tendência para sexta-feira será para uma descida acentuada da temperatura máxima.

Continente, Madeira e Açores com risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV

Todas as regiões de Portugal continental, Madeira e Açores apresentam esta quarta-feira risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ de exposição à radiação Ultravioleta (UV), segundo o IPMA.

De acordo com o IPMA, todas as regiões estão com risco ‘muito elevado’ com exceção dos distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo e Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores), Angra do Heroísmo (Terceira), Horta (Faial) e Santa Cruz das Flores (Flores) que estão com níveis ‘elevados’.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e ‘elevado’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

No caso de risco ‘moderado’ são aconselhados óculos de Sol e protetor solar.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').