As temperaturas de verão vão regressar no fim de semana com os termómetros a rodar os 30 graus Celsius depois de dois dias em que as mínimas e as máximas desceram, de acordo com o IPMA.

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Maria João Frada explicou que hoje e sexta-feira no território continental as temperaturas máximas descem no interior, assistindo-se também a uma intensificação do vento no litoral oeste.

Hoje assistimos a uma pequena descida das temperaturas máximas no interior. Amanhã [sexta-feira], não há variação. No sábado, já sobem ligeiramente até segunda-feira, dia em que podem variar entre os 30 e 35 graus com exceção da faixa costeira ocidental a norte do cabo Raso”, disse Maria João Frada.

Na manhã do dia de São João, o céu vai apresentar-se pouco nublado ou limpo, embora com muita nebulosidade baixa no litoral oeste até ao final da manhã, e eventualmente neblina e nevoeiro em alguns locais.

Segundo Maria João Frada, poderão igualmente ocorrer períodos de chuva fraca até ao início da manhã de segunda-feira no litoral a norte do cabo Raso.

Maria João Frada avança ainda para a intensificação do vento no litoral oeste, alertando que quem vai fazer praia vai ter “muito vento, tanto no sábado, como no domingo”, diminuindo este de intensidade a partir de segunda-feira.

No entanto, a região do Algarve contraria a descida das temperaturas que se faz sentir entre hoje e sexta-feira, com temperaturas máximas na ordem dos 32/33 graus, sendo que, na segunda-feira, enquanto no resto do continente sobem as máximas, na região algarvia descem.

Na generalidade do território até domingo os valores das temperaturas máximas deverão variar aproximadamente entre 25 e 28 graus Celsius, com exceção da faixa costeira ocidental, onde as temperaturas máximas tendem a variar entre 22 e 25 graus Celsius, e do Algarve e interior do Alentejo, onde poderão atingir valores de 31/32.

Já as temperaturas mínimas vão variar aproximadamente entre 13 e 16 graus Celsius, com exceção do sotavento algarvio, onde poderão atingir valores da ordem de 20 graus Celsius. A partir de domingo prevê-se uma ligeira subida dos valores da temperatura, quer mínima quer máxima.