Onze distritos do continente estão nesta quinta-feira sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Aveiro, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Leiria vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes, por vezes de granizo, que podem ser acompanhados de trovoada.

O aviso amarelo foi emitido à 01:00 e vai terminar, segundo informação disponível na página da Internet do IPMA, às 15:00 de hoje.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada em especial até meio da tarde e queda de neve acima dos 1200/1400 metros de altitude, subindo a cota para os pontos mais altos da serra da Estrela durante o dia.

Está também previsto vento moderado predominando de sudoeste, soprando moderado a forte nas terras altas, e pequena subida da temperatura máxima.

No sul, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros dispersos, mais prováveis no Alentejo, vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado no litoral e pequena subida da temperatura máxima.

Para a Madeira, o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros fracos, mais prováveis nas vertentes norte e vento fraco a moderado de noroeste.

Nos Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, vento bonançoso a moderado e possibilidade de aguaceiros fracos e pouco frequentes na madrugada e manhã no grupo Oriental (ilhas de S. Miguel e Santa Maria).

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada prevê-se uma máxima de 19 graus Celsius, no Porto, Braga e Castelo Branco 17, Guarda 12, Évora e Beja 20, Bragança 15, Faro 21 e Funchal 20.