Os distritos de Évora, Beja e Faro e a ilha da Madeira estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os três distritos do continente estão sob aviso amarelo desde as 03:00 e até às 18:00 desta sexta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados por trovoadas.

Também sob aviso amarelo está a ilha da Madeira devido à chuva desde as 03:00 e até às 09:00 desta sexta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de três, significa uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado na região Centro até ao meio da manhã e na região Norte até final da tarde, períodos de chuva ou aguaceiros na região Sul, estendendo-se gradualmente à região Centro, podendo ser por vezes fortes, e possibilidade de ocorrência de trovoada na região Sul.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte nas terras altas, em especial do Centro e Sul, possibilidade de formação de geada em alguns locais do nordeste transmontano e da Beira Alta, neblina ou nevoeiro temporário na região Sul, pequena subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima na região Sul.

Para a Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes nas terras altas até meio da manhã, diminuindo de intensidade e de frequência a partir da tarde, vento moderado de nordeste e pequena descida da temperatura máxima.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 12 e 19 graus celsius, no Porto entre 09 e 21, em Vila Real entre 03 e 19, em Viseu entre 04 e 18, em Bragança entre 01 e 16, na Guarda entre 01 e 14, em Castelo Branco entre 08 e 17, em Coimbra entre 10 e 21, em Santarém entre 12 e 20, em Castelo Branco entre 08 e 17, em Évora entre 10 e 14, em Beja entre 11 e 15, em Faro entre 14 e 20 e no Funchal entre 17 e 20.

 Onze concelhos em risco "máximo" de incêndio

Onze concelhos dos distritos Santarém, Castelo Branco, Leiria e Coimbra estão esta sexta-feira em risco "máximo" de incêndios, de acordo com informação disponível na página da Internet do IPMA.

De acordo com o Instituto, em risco "máximo" de incêndio estão os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Castanheira de Pera (Leiria) e Góis, Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra).

O IPMA colocou também em risco "muito elevado" e "elevado" de incêndio vários concelhos do centro e norte do continente.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "Reduzido" e "Máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.