O distrito de Faro e o grupo oriental dos Açores estão sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima e chuva forte, respetivamente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

O distrito de Faro está sob aviso amarelo desde as 01:00 e até às 21:00 desta quinta-feira devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de sueste com 2 a 2,5 metros, diminuindo para 1,5 a 2 metros.

 

O IPMA colocou também o grupo oriental dos Açores (Santa Maria e S. Miguel) sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 12:00 desta quinta-feira devido à previsão de chuva pontualmente forte.

 

O aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA quando existem situações de risco para algumas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

O IPMA prevê para hoje no continente céu limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade por nuvens altas na região norte e centro e vento em geral fraco do quadrante leste, soprando de sueste moderado no Baixo Alentejo e no Algarve e moderado a forte nas terras altas das regiões centro e sul.

 

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Vila Real, Viseu, Faro e Funchal prevê-se uma máxima de 24 graus Celsius, no Porto, Braga, Leiria e Beja 27, Évora 25, Guarda 18, Bragança 23, Castelo Branco e Évora 25, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 19 e Santa Cruz das Flores 20.