As temperatura máximas vão descer gradualmente nos próximos dias, quatro a seis graus Celsius, prevendo-se para sexta-feira e sábado alguma precipitação nas regiões do norte e centro, disse à agência Lusa o meteorologista Ricardo Tavares.

«Para hoje e amanhã [quinta-feira] prevê-se céu pouco nublado ou limpo e nos dias 18 e 19 (sexta-feira e sábado) a tendência é para haver alguma precipitação nas regiões do norte e centro», disse o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), salientando que vai haver uma mudança no estado do tempo em relação ao que têm sido os últimos dias.

De acordo com Ricardo Tavares, para esta quarta-feira ainda está prevista uma pequena subida da temperatura máxima, prevendo-se máximas de 34 graus em Lisboa, no litoral oeste entre os 25 e os 30 e no interior acima dos 35 graus.

«Para amanhã [quinta-feira] prevê-se uma descida da temperatura máxima. Ainda assim vamos ter temperaturas que poderão estar acima dos 35 graus no interior do Alentejo porque as temperaturas têm estado bastante altas», adiantou.

Ricardo Tavares salientou ainda que, a partir de quinta-feira, as temperaturas vão baixar para a generalidade do país.

O IPMA prevê para esta quarta-feira no continente céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã e a partir do fim da tarde, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira ao longo do dia.

Está também previsto vento em geral fraco predominando do quadrante oeste e pequena subida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e na Guarda prevêem-se 33 graus Celsius, em Évora e Beja 39, em Castelo Branco e Portalegre 37, Bragança 36, Vila Real 35, Viana do Castelo, Porto e Angra do Heroísmo 24, Faro e Coimbra 30, Funchal e Santa Cruz das Flores 25 e Ponta Delgada 23.

Para quinta-feira, a previsão aponta para céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã e a partir do fim da tarde, vento em geral fraco e pequena subida da temperatura máxima.

Na sexta-feira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado nas regiões norte e centro, períodos de chuva fraca no Minho e Douro Litoral a partir do final da tarde, vento em geral fraco, neblina ou nevoeiro matinal nas regiões do litoral a norte do Cabo Carvoeiro e descida de temperatura, em especial nas regiões do interior.