Os termómetros vão chegar aos 40 graus este domingo, nos distritos de Santarém, Évora e Beja, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que prevê um dia quente e seco, com vento a soprar em geral fraco.

De acordo com o IPMA, as temperaturas chegarão aos 39.º em Castelo Branco, 38.º em Portalegre, 37.º em Lisboa, 36.º em Viseu, 35.º em Vila Real e Bragança e aos 34.º em Braga e Coimbra.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao fim da manhã no litoral a norte do Cabo Raso, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira.

O vento vai soprar em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, sendo do quadrante leste no Algarve, soprando moderado (20 a 30 km/h) na faixa costeira a norte do Cabo Espichel e nas terras altas a partir da tarde.

Está igualmente prevista uma pequena subida de temperatura na região Sul.

Para as ilhas, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado e possibilidade da ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte da ilha da Madeira, com as temperaturas na ordem dos 25.º no Funchal, e céu pouco nublado, mas períodos de chuva fraca que podem passar a aguaceiros à noite nas ilhas açorianas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) e possibilidade de aguaceiros fracos no Grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria).

Em consequência, 14 regiões do Continente e ilhas apresentam hoje risco 'Muito Elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação disponibilizada pelo IPMA, apresentam índica de exposição 'Muito Elevado' as regiões de Beja, Bragança, Évora, Funchal, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Viseu, Vila Real, Santa Cruz, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

Já Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines e Viana do Castelo apresentam hoje risco 'Elevado' de exposição à radiação UV.