O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para terça-feira de Carnaval um dia sem chuva mas frio, com uma descida das temperaturas mínimas, disse à agência Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues.

«Para terça-feira, dia de Carnaval prevê-se céu pouco nublado ou limpo, sem precipitação e temperatura mínimas baixas», adiantou à Lusa a meteorologista do IPMA.

De acordo com Madalena Rodrigues, no dia de Carnaval, em Lisboa, as temperaturas vão variar entre 7 e 16 graus Celsius, no Porto entre 3 e 15, Bragança entre -2 e 10, na Guarda entre -2 e 7, em Castelo Branco entre 0 e 14 e em Faro entre 9 e 19.

«Para amanhã [sábado], o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca ou aguaceiros, tornando-se moderado nas regiões norte e centro a partir da tarde, queda de neve acima de 1000/1200 metros, subindo gradualmente a cota para os 1400/1600 metros, vento fraco, sendo forte nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima», disse.

A partir de domingo, prosseguiu Madalena Rodrigues, está prevista uma descida da temperatura mínima e uma subida da máxima.

«Hoje e no fim de semana vamos ter temperaturas mínimas mais altas devido à chuva e depois a partir de domingo vão descer entre 2 e 4 graus dependendo da região do país», salientou.

«Para domingo, por exemplo, nas regiões do interior as temperaturas vão variar entre 4 e 6 graus em Bragança e em Vila Real, na Guarda 3 graus de mínima e Penhas Douradas 2. Depois na segunda-feira já estão previstos valores negativos das temperaturas mínimas para estas regiões», disse.

De acordo com Madalena Rodrigues, no domingo as temperaturas em Lisboa vão variar entre 11 e 15, na segunda-feira entre 9 e 15 e depois entre 7 e 16.

O IPMA prevê para esta sexta-feira nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, em especial no Minho e Douro Litoral e a partir da tarde, queda de neve acima dos 1000/1200 metros, vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado a forte nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal.

No sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas no Algarve, períodos de chuva fraca no Alto Alentejo para o final do dia, vento em geral fraco do quadrante oeste e neblina ou nevoeiro matinal.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 6 e 15 graus, no Porto entre 8 e 13, em Vila Real entre 2 e 10, em Viseu entre 3 e 9, em Bragança entre 1 e 8, na Guarda entre 0 e 7, em Castelo Branco entre 3 e 14, em Évora entre 3 e 15, em Beja entre 6 e 15 e em Faro entre 8 e 17.