A Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou este domingo que as pessoas tomem a vacina contra a gripe e que mantenham o corpo quente e hidratado, já que as temperaturas deverão descer nos próximos dias.

Numa nota emitida este domingo, a DGS recorda que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê tempo frio e seco para os próximos dias, esperando-se temperaturas mínimas negativas em alguns dos distritos do país.

Por isso, a entidade de saúde recomenda à população que se vacine contra a gripe e que se proteja do frio, mantendo o corpo quente, através do uso de luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente e utilizando várias camadas de roupa.

Também é recomendada a ingestão de líquidos e sopas para manter o corpo hidratado e, no exterior, é recomendado cuidado com situações de queda.

Nas casas, a recomendação é que estas se mantenham quentes, alertando a DGS para a necessidade de verificar "se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira".

Nos casos de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás, é preciso "ventilar as divisões da casa", uma vez que "a acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte".

Para as pessoas que tenham algum problema de saúde, a DGS recomenda a toma dos medicamentos "conforme a indicação" do médico e recomenda que não se tomem antibióticos "sem indicação médica" e que não se vá de "imediato para a Urgência Hospitalar", devendo antes recorrer à Linha Saúde 24 (808 24 24 24), ao 112 ou ao médico assistente.

Mínimas abaixo de 5ºC colocam nove distritos sob aviso amarelo

Nove distritos vão estar sob aviso amarelo até quarta-feira de manhã, dia 6 de dezembro, devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Lisboa, Setúbal, Évora e Beja juntam-se assim aos cinco outros distritos que o IPMA já tinha colocado sob aviso amarelo - Braga, Vila Real, Bragança, Guarda e Aveiro - desde as 23:31 deste domingo e até às 10:00 de dia 6 de dezembro.

As temperaturas mínimas vão manter-se nos próximos três dias nestes nove distritos entre os 4.º e os -4.º, sendo que até quarta-feira Bragança será o distrito mais frio (com mínimas de -2.ºC e os -4.ºC) e Lisboa o menos frio (com mínimas entre 3.º e os 4.º).

Setúbal terá mínimas entre os 0.ºC e 1.ºC, Évora entre 1.ºC e 2.ºC, Beja entre os 2.ºC e os 3.ºC, Braga entre os 0.º e os -1.ºC, Vila Real entre os 0.ºC e os -1.ºC, Guarda entre os 0.º e os -2.ºC, Aveiro entre os 2.ºC e os 4.ºC.

O aviso amarelo é o segundo nível de risco de uma escala de quatro.