O Parque e o Palácio da Pena (Sintra) receberam o maior número de visitas em 2013 entre os palácios, museus e monumentos nacionais, revela um relatório da Parques de Sintra¿Monte da Lua e da Direção Geral do Património Cultural.

Os dados divulgados esta quinta-feira referem-se a todos os parques e monumentos administrados pela Parques de Sintra (PSML) e pela direção geral (DGPC), que indicam que o Parque e o Palácio Nacional da Pena, sob gestão da primeira, receberam 787.163 visitantes.

Na segunda posição encontra-se o Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa), com 722.758 visitantes, e em terceiro lugar a Torre de Belém (também em Lisboa), com 537.855 visitantes, ambos administrados pela DGPC.

O Palácio Nacional de Sintra, sob gestão da PSML (empresa de capitais públicos), está na quarta posição, com 393.059 visitantes. Logo a seguir, em quinto lugar, encontra-se o Mosteiro da Batalha, com 291.455 visitas, administrado pela DGPC.

O Castelo dos Mouros (Sintra), o Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa), o Palácio Nacional de Mafra, o Museu Nacional dos Coches (Lisboa) e o Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa) completam o «top 10».

Durante o ano de 2013, os locais sob gestão da PSML registaram uma percentagem de cerca de 90% de visitas de estrangeiros.

«De entre os visitantes estrangeiros destacam-se os espanhóis (cerca de um quinto)» e o «aumento de turistas brasileiros, orientais e dos países do Leste da Europa», referiu a empresa.

De acordo com os dados estatísticos de 2013, os parques e monumentos sob gestão da DGPC registaram um total de 2.563.059 visitas e os da PSML 1.705.724 visitantes.