A PSP indicou hoje que vai realizar, a partir das 07:00 de sábado, uma operação em todo o país com os objetivos de diminuir a sinistralidade rodoviária e os níveis de criminalidade.

Com uma duração de 24 horas, a operação «Portugal é segurança» termina às 07:00 de domingo e vai ser desenvolvida por todos os comandos territoriais da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Numa nota à imprensa, a PSP refere que a operação tem por objetivo atingir duas áreas estratégicas de prevenção, designadamente a diminuição da sinistralidade rodoviária e os índices de criminalidade.

Nesse sentido, a PSP vai desenvolver diversas ações de visibilidade e fiscalização junto da população que vão incidir em especial sobre cumprimento das regras de trânsito, respeito pelos limites de velocidade estabelecidos e fiscalização de estabelecimentos de diversão noturna, no que toca ao licenciamento e segurança privada.

Os polícias vão também estar atentos ao uso do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças, além da prevenção do crime por carteiristas, furtos no interior de viaturas e furtos no interior de residência.

A ação da PSP vai igualmente incidir em roubos violentos, nomeadamente a estabelecimentos comerciais.

Na operação de 24 horas, a PSP quer também prevenir a criminalidade em grandes interfaces de transportes públicos, nos centros históricos e zonas de grande concentração de pessoas, reforçando, para tal, a visibilidade policial nestes locais.

A Polícia vai ainda realizar ações de fiscalização e controlo de suspeitos em Zonas Urbanas Sensíveis da área de Lisboa.

Na nota, a PSP adianta que as ações vão contar com o apoio da Unidade Especial de Polícia, através do Corpo de Intervenção e Grupo Operacional Cinotécnico.