A operação realizada esta quarta-feira pela PSP nos arredores de Santarém culminou com a detenção de três pessoas, a apreensão de uma viatura, de uma arma caçadeira e de 200 euros, não tendo sido, contudo, encontrados estupefacientes nas buscas realizadas.

O oficial no terreno, subcomissário João Silva, disse à agência Lusa que a operação, que envolveu 60 agentes, decorreu ao longo de toda a manhã no âmbito de uma investigação iniciada há alguns meses visando o combate ao tráfico de estupefacientes.

As três pessoas alvos de mandados judiciais de detenção, dois homens, com 22 e 41 anos, e uma mulher, de 43 anos, vão ser presentes para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação na quinta-feira à tarde, no tribunal de Santarém, adiantou.

Dois dos suspeitos foram detidos na viatura que foi intercetada durante a operação e que foi apreendida, tendo o terceiro elemento sido detido na residência, junto à qual foi encontrada a arma, adiantou.

Os 60 agentes envolvidos, metade dos quais da Unidade Especial de Polícia (Grupo de Operações Especiais, Corpo de Intervenção e Grupo Operacional Cinotécnico), fizeram buscas no terreno, em locais onde a investigação apontava poderem estar enterrados estupefacientes, mas nada foi encontrado, disse.

A operação decorreu sob coordenação, supervisão e comando da Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Santarém, numa área próximo da linha de caminho-de-ferro afastada de zonas habitacionais.

Os agentes cumpriram diversos mandados judiciais, nomeadamente dois mandados de busca domiciliária, um mandado de busca em local vedado ao público, quatro mandados de busca em viatura e três mandados de detenção.