O embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Robert Sherman, felicitou hoje Portugal pela vitória no campeonato europeu de futebol, através da rede social "Twitter".

Parabéns Portugal”, escreveu Sherman, que publicou também várias fotografias.

O golo da vitória foi celebrado também com uma mensagem – “Golo. Lindo. Sabíamos que eram capazes. Quase lá" - e uma foto ao lado do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No início do prolongamento, o embaixador dos Estados Unidos publicou uma foto ao lado do primeiro-ministro português, António Costa, com uma mensagem de incentivo à seleção nacional: “Estamos a torcer por vós. Ainda há 15 minutos de prolongamento para marcar o golo da vitória”.

Na sexta-feira, Robert Sherman tinha publicado na rede social Facebook um vídeo de apoio à seleção, no qual envergava a camisola nacional. A acompanhar, uma mensagem escrita em que dizia: "Sou um jogador de bancada, mas sou da vossa equipa. Chegámos à final: Força!".

Portugal sagrou-se hoje campeão da Europa de futebol pela primeira vez na sua história, ao bater na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, em encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis.

Um golo do suplente Éder, aos 109 minutos, selou o triunfo da formação das ‘quinas’, que perdeu por lesão, aos 25, o ‘capitão’ Cristiano Ronaldo, substituído por Ricardo Quaresma, depois de uma falta dura de Dimitri Payet, logo aos oito.

A seleção lusa tornou-se a segunda na história da competição a vencer a equipa da casa na final, 12 anos depois de ter perdido por 1-0 com a Grécia a do Euro2004, em pleno Estádio da Luz, em Lisboa.