Se dúvidas houvesse de que as redes sociais revolucionaram a forma como comunicamos, o mês de agosto estaria aí para o provar.

As notícias mais lidas do site da TVI24 durante este período estão todas, de alguma forma, ligadas ao fenómeno das «social networks», seja como veículo de disseminação de informação, como ferramenta social ou pela «capacidade» para provocar eventos.

No dia 20, muitos portugueses ouviam pela primeira vez a palavra «meet», e não veio associada a um evento bom. Convocados nas redes sociais, os «meet» são encontros marcados por jovens que se querem conhecer e conviver longe dos ecrãs dos computadores. Este evento em especial acabaria, porém, em desacatos provocados por grupos rivais, o que resultou num rapaz esfaqueado, cinco polícias feridos e quatro jovens detidos. Aconteceu no centro Comercial Vasco da Gama, em Lisboa.

Durante todo o mês os portugueses apaixonaram-se por uma «moda» que já há algum tempo fazia sucesso além fronteiras. Por intermédio das redes sociais, partilharam-se milhares de vídeos do «desafio da água gelada», o «Ice Bucket Challenge», em inglês, que pretendia sensibilizar para a doença Esclerose Lateral Amiotrófica. A iniciativa consistia em gravar um vídeo onde cada sujeito despejava um balde de água gelada por cima da própria cabeça, anunciava uma quantia a doar para uma associação de luta ou investigação da doença, e depois escolhia a próxima «vítima» do balde.

               


O #Icebucketchallenge passou por várias figuras públicas, e nem o diretor de informação, e apresentador da TVI, José Alberto Carvalho, e a equipa da Rádio Comercial escaparam à iniciativa

Menos divertida, mas igualmente séria era a proposta de um jornalista que queria alertar para o conflito na Faixa de Gaza e criou o «desafio do balde dos escombros».       

14 dias antes de esta notícia ser publicada, a madrugada trouxe mais um notícia altamente difundida nas redes sociais e órgãos de comunicação. Falecia um dos atores mais queridos do cinema de Hollywood, estrela do «Clube dos Poetas Mortos», «Bom dia Vietname» e outras dezenas de filmes e séries de televisão: o vencedor do óscar de melhor ator secundário em 1997, Robin Williams.
        
            

Ainda no mundo da televisão, ainda que com menos destaque e num contexto completamente diferente, uma das notícias mais lidas do mês baseou-se no personagem Barney Stinson, da série «How I Met Your Mother» («Foi assim que aconteceu», em português), interpretado por Neil Patrick Harris. Cientistas da universidade da Califórnia, EUA, comprovaram uma das «grandes» teorias do personagem mulherengo.

Num dos episódios da série, Barney Stinson explica aos amigos o que é o «efeito cheerleader»: algumas mulheres até parecem bonitas quando estão em grupo, mas, sozinhas, não são nada atraentes. Segundo os investigadores, quando se observa o rosto de vários indivíduos em conjunto, o cérebro cria um padrão, como se de uma média se tratasse. Assim, muitas caras podem ser mais atraentes quando são vistas em grupo do que quando são observadas de forma individual.