A Força Aérea Portuguesa resgatou na madrugada deste sábado um pescador de 50 anos que se encontrava a bordo de uma embarcação ao largo da ilha de Santa Maria, nos Açores.

Em comunicado, a Força Aérea informa que o pesqueiro “Falcão do Mar” navegava a cerca de 65 quilómetros a este da ilha de Santa Maria quando a vítima necessitou de assistência médica urgente.

Segundo a Força Aérea, as operações aéreas foram conduzidas pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes, na ilha Terceira, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, em São Miguel, ter solicitado o empenhamento de meios.

O comunicado acrescenta que o helicóptero EH-101 MERLIN descolou da base aérea nº.4, nas Lajes, às 01:24 (mais uma hora em Lisboa), tendo o pescador sido retirado da embarcação e transportado até ao aeroporto de Ponta Delgada, onde já se encontrava uma ambulância que o levou para o hospital do Divino Espírito Santo.

Segundo a Força Aérea, as condições no local do resgate eram de ondulação de dois metros e ventos na ordem dos 37 quilómetros/hora.

O helicóptero aterrou na base aérea às 04:25.