Um caso de tuberculose detetado numa escola da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, obrigou ao rastreio de 312 pessoas, confirmou hoje a Lusa junto da tutela açoriana da saúde, que sublinhou não haver razão para alarme.

Segundo Armando Almeida, diretor regional da Saúde, foram realizadas, na passada sexta-feira, «312 provas de tuberculina» na Escola Básica Integrada Francisco Ornelas da Câmara na sequência do «diagnóstico de um caso de tuberculose».

«Na sequência de um procedimento de doenças de declaração obrigatória, foi notificada à Delegação de Saúde da Praia da Vitória a existência de um caso de tuberculose e foram tomadas as medidas habituais para esta situação», explicou o responsável.

Armando Almeida explicou que foram «lidos», na segunda-feira, os resultados das 312 provas de tuberculina «sem notificações de novos casos», referindo que «alguns utentes vão ser encaminhados para fazer exame radiológico» na sexta-feira.

«Não há nenhuma razão para qualquer tipo de alarmismo», disse, sublinhando que o rastreio «está a seguir o seu procedimento normal».

O presidente do conselho executivo da escola, Rodolfo França, informou à Lusa que «não há conhecimento» de outros casos, quer no corpo docente, discente ou nos alunos relacionados com a doença diagnosticada a um professor, que se encontra de baixa médica há um mês.

O diretor regional da Saúde referiu ainda que os Açores já integram o sistema nacional de notificação da tuberculose coordenado pela Direção-Geral de Saúde, depois de ter sido noticiado, em dezembro do ano passado, que o arquipélago era a única região do país que não o usava.

«Neste momento, a região tem todos os casos já introduzidos nesse sistema informático», acrescentou Armando Almeida, explicando que «logo» que tomou conhecimento «do problema», foram tomadas as «diligência necessárias» para a implementação do referido sistema.

Em 2012 foram registados 18 casos de tuberculose nos Açores, em 2011 tinham sido 29 e no ano anterior 18.

Segundo o diretor regional da Saúde, ainda não há dados relativos a 2013.

A tuberculose é uma doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis, transmissível por via aérea, que tem como principais sintomas tosse prolongada, febre, dores no tórax, apatia e falta de apetite.