Duas obras da pintora portuguesa Paula Rego, com uma base de licitação mínima global superior a 1,5 milhões de euros, vão ser hoje leiloadas, em Londres, pela Sotheby´s.

As obras intitulam-se " The Cadet and his Sister" (1988), um acrílico em papel sobre tela, com uma estimativa entre 835 mil euros e 1,1 milhões de euros, e " Looking Out" (1997), um pastel sobre papel em suporte de alumínio, com estimativa entre 695 mil euros e 975 mil euros.



" The Cadet and his Sister" aborda o tema da despedida, mostrando um cadete vestido com o uniforme do Colégio Militar, de partida para o combate, que se despede da irmã enquanto ela se ajoelha e ata os sapatos.

O tema da despedida remete para um importante acontecimento na vida pessoal da pintora portuguesa, porque, em 1988, faleceu o marido de Paula Rego, também artista, Victor Willing.



" Looking Out", criada por Paula Rego em 1997, faz parte de uma série de trabalhos da pintora inspirados no livro " O Crime do Padre Amaro", de Eça de Queirós, que conta a história de um jovem padre que mantém uma relação amorosa clandestina com uma empregada, Amélia.

Esta tela - emblemática de toda a obra de Paula Rego em que denuncia a condição feminina - retrata Amélia, sozinha, debruçada na janela de uma casa, dando uma imagem de frustração e aprisionamento, enquanto espera o dia do parto.

A pintora portuguesa, que completou 80 anos em janeiro deste ano, começou a desenhar ainda criança e partiu para a capital britânica com apenas 17 anos, para estudar na Slade School of Fine Art.