Oito pessoas detidas por tráfico de droga e 13 armas apreendidas constituem o resultado de uma operação especial de prevenção criminal, efetuada pelo Comando Metropolitano de Lisboa da PSP na zona da Ameixoeira, informou a polícia esta segunda-feira.

Cinco dos agora detidos já estavam referenciados pela prática do crime de tráfico de estupefacientes, e três deles já tinham sido detidos nove vezes pela PSP por este tipo de crime, desde 2009, naquela mesma zona.

Foram interrogados pelo juiz de instrução criminal para aplicação de medidas de coação, tendo ficado sujeitos a apresentações na esquadra da área de residência.

Segundo a PSP, os detidos têm idades entre os 19 e os 46 anos, tendo a operação policial decorrido junto de um grupo desportivo de um centro de acolhimento infantil.

A iniciativa visou «fortalecer o sentimento de segurança nos residentes» daquela zona de Lisboa, segundo o comunicado do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis).

Durante a operação, foram ainda apreendidas dez armas brancas, uma arma de caça, uma pistola de alarme, 51 doses de heroína, 34 doses de cocaína e 81 doses de haxixe. Foram também apreendidos 100 euros em dinheiro.

De acordo com um comunicado divulgado, 110 detidos figuram no balanço da atividade operacional do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, entre as 07:00 de sexta-feira e as 07:00 desta seginda, revela a Lusa.

Entre as detenções efetuadas contam-se 15 por tráfico de droga e cinco por posse ilegal de arma.

A maioria das detenções, no entanto, ficou a dever-se a condução sob o efeito de álcool (41) e condução sem habilitação legal (22), havendo ainda a registar-se seis casos por cumprimento de mandados de detenção, quatro por furto, dois por imigração ilegal, uma por roubo e 14 por "outros crimes", segundo a informação hoje divulgada pelo Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (Cometlis).

Durante a ação da PSP, destinada à prevenção e dissuasão da criminalidade, foram apreendidas 12 armas brancas, três armas de caça, dois bastões e um aerossol de gás neutralizante, assim como 192,55 euros em dinheiro e 31 munições.

Quanto aos estupefacientes apreendidos, há a registar 604 doses de haxixe, 50 doses de heroína e 37 doses de cocaína.