A DECO-Proteste detetou falhas de segurança em duas cadeiras auto que estão à venda no mercado português. Tratam-se de dois modelos da Recaro e da Jané, que estão homologados, mas que, depois de submetidos a testes laboratoriais “mais exigentes que a norma de homologação”, revelaram falhas graves “justificativas da sua eliminação do mercado”.

De acordo com comunicado emitido pela DECO, em causa, está o modelo Recaro Optia, que, durante os testes laboratoriais se comprovou que podia desprender-se da base isofix, em caso de choque frontal.

Recaro suspendeu a produção e a venda do modelo Optia na Europa

Depois de comunicados os resultados dos testes ao fabricante, a Recaro fez saber que suspendeu a produção deste modelo na Europa e, nos próprios testes que realizou, detetou problemas noutro modelo da marca. Em causa a Recaro Zero1, que, de acordo com o fabricante, revelou problemas nas correias do arnês, que se podem soltar. Os problemas terão sido detetados em 30 cadeias. Este modelo, que a DECO sublinha que não chegou a testar, só terá problemas a partir de determinado número de série.

Detetadas falhas em 30 cadeiras do modelo Zero1 da Recaro, em Portugal

Para saber se a cadeira que possui é uma das que apresentam problemas, a Recaro aconselha consultar o site da marca ou a linha Recaro Child Safty disponível de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 19:00, através do número 919 181 949. Pode igualmente contactar o fabricante, através do e-mail retorno@recaro-cs.com. 

A cadeira da Jané revelou também um “desajustamento no sistema de Isofix”. Em causa, o modelo Grand. Depois de tomar conhecimento dos resultados dos testes da DECO, o fabricante reconheceu a falha, mas assegurou que a mesma “não compromete a segurança da criança”. Ainda assim, compromete-se a resolver o problema sem custos para o consumidor.

Desajustamentos no sistema isofix detetados em cadeira da Jané

A DECO esclarece que cada modelo das cadeiras auto da Jané tem um código QR. Ao fazer o scan com um smartphone, o consumidor recebe uma mensagem com o número de série a enviar por e-mail para o fabricante (grand@jane.es), caso pretenda fazer a troca.