Dois portugueses vão pedalar do Big Ben, em Londres, à Torre dos Clérigos, no Porto, em agosto e tentar angariar dinheiro para duas instituições de solidariedade de apoio a crianças hospitalizadas.

Os irmãos portuenses Rodrigo e Afonso Liberal Fernandes propõem-se percorrer 2.300 quilómetros em 20 dias, entre 08 e 28 de agosto, percorrendo quatro países: Inglaterra, França, Espanha e Portugal.

"Considerámos importante associar ao nosso projeto uma angariação de fundos para duas instituições de apoio a crianças hospitalizadas. Em Portugal vamos apoiar a Operação Nariz Vermelho e em Inglaterra vamos apoiar a Theodora Children's Society", disse Rodrigo à agência Lusa.


A ideia surgiu a este analista de dados informáticos, de 35 anos e a a residir na capital britânica há sete, enquanto refletia nas viagens que faz ao país de origem.

"Nem sempre é fácil ir a casa, por isso um dia lembrei-me: porque não ir de bicicleta?", contou à agência Lusa.


Tal como fez há poucos anos, quando se propôs correr uma maratona, do desvario passou a desenvolver o projeto, apesar de ser apenas um ciclista ocasional.

O irmão Afonso, 30 anos, vive no Porto, mas ofereceu-se para o acompanhar no trajeto entre dois marcos históricos da cidade onde Rodrigo cresceu e daquela onde vive agora.

A aventura, à qual chamam "Cycling Between Towers" [De bicicleta entre torres] (http://www.cyclingbetweentowers.com/), está a ser divulgada nas redes sociais e chegou ao conhecimento da Irmandade dos Clérigos, que gere a torre homónima no Porto.

"Viram uma oportunidade de fazer publicidade e criar uma rede de contactos na Europa e vão patrocinar pagando parte das despesas", afirmou Rodrigo.

Para poupar, vão usar o passaporte de peregrinos para ter acesso aos alojamentos ao longo do Caminho de Santiago de Compostela, têm contactos de conhecidos que poderão oferecer cama e estão abertos a mais ofertas.

"Podemos levar uma tenda e dormir no jardim", propôs.

Não têm uma meta específica de valor monetário a angariar, embora Rodrigo sugira o desejo de conseguir "um euro por cada quilómetro".


O tempo será regulado pelas badaladas do Big Ben, o sino da torre do relógio do Parlamento britânico: prometem ser pontuais e partir às 10:00 horas de 08 de agosto e chegar às 11:00 horas de 28 de agosto.