Um incêndio num prédio de garagem obrigou à evacuação de um prédio em Valongo, no Porto, confirmou fonte do CDOS à TVI24.

Ao que a TVI24 conseguiu apurar no local, o fogo fez pelo menos 16 feridos ligeiros e seis pessoas tiveram de ser encaminhadas para o hospital: cinco dos feridos por inalação de fumos e um por queda.

Segundo o comandante operacional da Proteção Civil da Câmara Munipal de Valongo, Delfim Cruz, 49 casas estão sem condições de habitabilidade. De acordo com Delfim Cruz, cinco dos apartamentos “ficaram privados de água, eletricidade e saneamento”.

Apoiadas no local por “psicólogos da Câmara de Valongo” e por uma “equipa da Segurança Social”, as famílias “aguardam que fique concluído o levantamento das necessidades” para que “sejam depois encaminhadas”, acrescentou o responsável.

O alerta foi dado às 7:50 e o incêndio foi extinto pouco depois das 9:15.

Fonte dos Bombeiros Voluntários de Valongo disse à Lusa que o incêndio provocou danos em certa de "20 a 30 viaturas”, sendo que quatro ficaram completamente destruídas.

No local, confirmou Delfim Cruz, encontra-se já uma equipa da Polícia Judiciária a “tentar avaliar as causas do incêndio”, missão que conta com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Valongo para a eventualidade de “haver reacendimentos”.