As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão hoje encerradas a toda a navegação, devido às previsões meteorológicas, indica a Marinha Portuguesa na sua página da internet.

Para além das cinco barras encerradas em Portugal continental, encontram-se ainda outras três barras condicionadas: Douro, Aveiro e Figueira da Foz.

As barras de Douro e Aveiro estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 15 metros, enquanto a da Figueira da Foz está fechada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros.

A previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os 18 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo, segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva e agitação marítima.

De acordo com o IPMA, os 18 distritos do continente estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, e acompanhados de trovoadas e agitação marítima, com ondas de sudoeste com 3,5 a 4,5 metros, entre as 06:00 e as 17:59 de hoje.

O aviso amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.