A neve caiu na noite de domingo para esta segunda-feira pela segunda vez este inverno nas regiões montanhosas da Madeira, embora em «pequena quantidade», disse à Lusa o diretor do Observatório Meteorológico do Funchal.

Segundo Vitor Prior, «registou-se queda de neve entre as 21:00 horas de domingo e as 09:00 de hoje, mas em pequena quantidade».

«O nosso equipamento junto ao radar do Pico do Areeiro registou uma temperatura de 2,1 graus negativos, acima dos 1.800 metros, e de 0,4 graus nos 1.500 metros», adiantou o responsável.

O diretor do Observatório Meteorológico referiu que «nas últimas 24 horas a precipitação nas regiões montanhosas da Madeira foi de 15 milímetros por metro quadrado».

«A partir do início da tarde haverá uma melhoria das condições meteorológicas e a temperatura vai subir», apontou.

De acordo com as informações no site do Serviço Regional de Proteção Civil, as estradas de acesso ao Pico do Areeiro e Poiso não estão encerradas ao trânsito.

A 15 de fevereiro, os picos altos da ilha da Madeira amanheceram cobertos de neve, ¿uma situação que não acontecia desde março de 2011¿, referiu na altura Vítor Prior, mencionando que a temperatura mínima registada na altura foi de três graus negativos no Pico do Areeiro e de menos um na Bica da Cana.

Registava-se um valor «significativo de queda de água líquida, na ordem dos 20 mililitros por metro quadrado».

Há cerca de um mês, devido a esta situação, o Serviço Regional de Proteção Civil encerrou cerca de uma dezena de estradas de acesso aos pontos altos da ilha, uma vez que, sendo um cenário raro, muitos são os que se deslocam às serras para contemplar o cenário.