A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) mandou retirar do mercado o lote B4078-1 do medicamento Pentavac.

Esta vacina faz parte do Plano Nacional de Vacinação e é administrada a bebés para proteger de cinco doenças: difteria, poliomielite, tétano, infecções como meningite e pneumonia e tosse aguda.

Fonte do Infarmed revelou ao tvi24.pt que esta medida foi tomada «após comprovação da presença de um fragmento de vidro em suspensão no seu interior», e apenas por «mera precaução de defesa da saúde pública».

Aos pais que vacinaram recentemente os filhos com a Pentavac, o Infarmed garante que «não há razão para preocupação», porque «este facto não afecta em nada a segurança do medicamento».

A mesma fonte assegurou ainda que, através do contacto com a empresa responsável pela comercialização do medicamento (Sanofi Pasteur MSD, S.A), «o Infarmed foi entretanto informado que a retirada deste lote do mercado não vai afectar o seu abastecimento», ou seja, não vão faltar vacinas nos centros de saúde.