Os chefes de Governo de Portugal e Espanha, Pedro Passos Coelho e Mariano Rajoy, e os ex-governantes italiano e espanhol Mario Monti e Felipe González analisam no final do mês em Madrid o futuro da Europa, segundo informaram os organizadores.

Em debate no encontro, promovido pelo Berggruen Institute on Governance (BIG) em parceria com o Governo espanhol, estão segundo uma nota remetida à Lusa, temas relacionados com o atual ambiente económico europeu.

Especialistas de todo o mundo, incluindo Pascal Lamy, ex-diretor geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), analisarão questões como o desemprego jovem, o investimento e o emprego, a mobilidade do trabalho e as migrações bem como o cenário das próximas eleições europeias.

Presidido pelo ex-presidente italiano Mario Monti, o BIG conta entre os membros com alguns dos principais pensadores e dirigentes políticos europeus, incluindo Gerhard Schroeder, Tony Blair, Felipe Gonzalez, Jacques Delors e Romano Prodi.

Detalhes concretos do programa do encontro de dois dias, que decorre a 27 e 28 de fevereiro, serão divulgados na próxima semana.