A GNR anunciou, esta quinta-feira, que vai ampliar o patrulhamento em Vilar Formoso, no concelho de Almeida, no próximo fim de semana, quando prevê a entrada de mais de 38 mil veículos no território nacional por aquela fronteira.

O Comando Territorial da GNR da Guarda informou, em comunicado, que entre sexta-feira e domingo vai executar a terceira fase da "Operação Hermes - Viajar em Segurança" - também realizada a nível nacional -, através da intensificação do patrulhamento rodoviário na principal fronteira terrestre do país e nas principais vias de ligação, com o envolvimento de 3.000 militares.

Segundo a GNR, no decurso da ação, as patrulhas serão orientadas "para as vias mais críticas" e para o largo da fronteira de Vilar Formoso, "com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária, regularizar o trânsito, sensibilizar, informar e garantir o apoio a todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança".

A Guarda estima que no fim de semana possam entrar mais de 38.000 veículos em território nacional através da fronteira de Vilar Formoso, no distrito da Guarda.

Entre as 10:00 e as 15:00 de sábado está prevista a chegada de mais de 4.390 veículos, com a probabilidade de haver o maior pico de tráfego entre as 10:00 e as 11:00, com a previsão de entrada de mais de um milhar de viaturas.

As atenções dos militares vão estar direcionadas para a fronteira de Vilar Formoso, para as autoestradas A25 (Vilar Formoso - Aveiro) e A23 (Guarda - Torres Novas), para o Itinerário Principal n.º 2 (Celorico da Beira - Vila Nova de Foz Côa) e para as principais estradas nacionais da região.