A população portuguesa vai ser a terceira mais velha do mundo daqui a 15 anos. De acordo com o relatório divulgado pelas Nações Unidas, esta quarta-feira, o número de habitantes em Portugal vai decrescer 11%, perdendo um milhão de habitantes em menos de 40 anos.

O documento da ONU afirma que a idade média dos portugueses vai fixar-se nos 50 anos, em 2030, colocando Portugal no pódio dos países mais velhos do mundo. Em primeiro lugar está o Japão e em segundo a Itália.

Portugal ficou ainda na 18ª posição da lista dos países cuja população vai decrescer até 2050. As previsões apontam para uma queda de 11%, passando dos atuais dez milhões de habitantes para os 9,8 milhões em 2030 e os nove milhões em 2050.

Segundo os dados divulgados, em 2100, os portugueses serão apenas sete milhões.

Os números alarmantes revelam uma tendência de declínio populacional nos países desenvolvidos, colocando entraves à renovação das gerações.

O mesmo relatório indica que os países em desenvolvimento, concentrados em África e na Ásia, terão um crescimento populacional acentuado. A Índia vai tornar-se o país mais populoso do mundo em 2022, ultrapassando a China. Os dois países juntos vão representar 40% da população mundial.