Todo o arquipélago dos Açores está sob aviso amarelo por causa da agitação marítima e da «altura significativa das ondas» até terça-feira, revelou esta segunda-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As sete ilhas açorianas dos grupos central e ocidental (Graciosa, Terceira, São Jorge, Faial, Pico, Flores e Corvo) estiveram sob aviso vermelho, o mais grave, também por causa da agitação marítima e do tamanho das ondas, até às 13:00. Quanto ao grupo oriental (Santa Miguel e Santa Maria), já estava sob aviso amarelo.

O novo aviso mantém os grupos central e ocidental sob o nível amarelo (o segundo menos grave) até às 09:00 de terça-feira, alertando o IPMA para ondas de seis a sete metros de noroeste.

No grupo oriental, o aviso é até às 03:00 de terça-feira por causa de ondas de seis metros de oeste/noroeste.

A Proteção Civil dos Açores emitiu também novo comunicado na sequência destes avisos em que reitera conselhos à população como o de «ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas» e «não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar».