Os serviços de Proteção Civil de Melgaço estão a limpar as estradas das zonas mais altas do concelho onde um manto de neve, que caiu durante a noite, chega a ter 20 centímetros de altura.

De acordo com o presidente da Câmara de Melgaço, a situação afeta as freguesias de Cubalhão e Castro Laboreiro, acima dos 700 metros de altitude, e está a ser acompanhada pelo serviço de Proteção Civil Municipal.

«As máquinas e elementos da autarquia estão no terreno desde o início da manhã, em operações de limpeza e colocação de sal nas estradas entre Cubalhão e Castro Laboreiro. Também dentro da própria vila de Castro Laboreiro, para manter as estradas transitáveis, sem acumulação de gelo», explicou Manoel Batista.

Estes trabalhos decorrem, nomeadamente, na estrada municipal que liga a vila de Melgaço às freguesias de montanha, já em área do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

«Durante a noite acumulou entre 15 a 20 centímetros de neve. Nesta altura a neve parou e a via principal, a antiga estrada nacional 202, está acessível, mas mantemos trabalhos de limpeza por questões de segurança», acrescentou o autarca.

Desde o início do ano este é já o segundo grande nevão que cai sobre o concelho de Melgaço, com a Câmara a esperar grande afluência à zona.

«Quando neva criam-se condições excecionais de visita e uma paisagem muito apreciável, que consegue trazer muitos turistas, sobretudo a Castro Laboreiro. Estão agora criadas condições para que isso aconteça, novamente», admitiu Manoel Batista.