Os picos altos da ilha da Madeira amanheceram hoje cobertos de neve, «uma situação que não acontecia desde março de 2011», disse à Lusa o diretor do Observatório Meteorológico do Funchal.

«Os nossos equipamentos no Pico do Areeiro, situados nos 1.800 e 1.500 metros registaram queda de neve durante a noite», afirmou Vitor Prior.

Segundo o responsável do Observatório Meteorológico, «o que caiu é neve e a última vez que houve uma queda significativa na Madeira foi em março de 2011, a partir dos 700-800 metros de altitude».

A mesma fonte acrescentou que a temperatura mínima registada foi de três graus negativos no Pico do Areeiro e de menos um na Bica da Cana, tendo os aparelhos registado um valor «significativo de queda de água líquida, na ordem dos 20 mililitros por metro quadrado».

Apesar da forte agitação marítima que levou a Porto Santo Line a cancelar a viagem marítima de sexta-feira entre a Madeira e o Porto Santo, depois de feita uma reavaliação das condições climatéricas, os responsáveis concluíram estar reunidas as condições de segurança para efetuar hoje a ligação.

Neve encerrou uma dezena de estradas de acesso às serras

Entretanto, o Serviço Regional de Proteção Civil informou que uma dezena de estradas de acesso às serras estão encerradas devido à queda de neve esta noite.

No seu sítio da Internet, a autoridade da proteção civil regional diz não ser possível a circulação automóvel nos troços de ligação entre o Terreiro da Luta, Poiso e Pico do Areeiro, bem como na estrada das Carreiras.

A mesma situação aplica-se às estradas Poiso-Ribeiro, Portela-Porto da Cruz (Serrado), junto ao cemitério desta última localidade no norte da ilha, na regional das Quatro Estradas-Poiso e na Meia Serra.

Encerradas estão igualmente as vias da Encumeada- Lombo do Mouro e Levada do Poiso-Paul da Serra.

A Proteção Civil recomenda que a população siga «escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades no que concerne ao respeito pelo encerramento de estradas, percursos alternativos, sinalização e outras informações» e a «evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes».

Na informação, adianta que «nas vias circuláveis devem evitar parar ou abandonar a viatura na faixa de rodagem, contribuindo para o aumento do congestionamento de trânsito» e a ter «especial atenção à brusca formação de gelo na estrada, que poderá dificultar a condução e provocar o atravessamento dos veículos e a ocorrência de acidentes».

Pessoas retidas pela neve

Os sete ocupantes das três viaturas que ficaram retidas hoje no sítio da Boca da Corrida, no Jardim da Serra, na Madeira, «já estão em segurança e a situação está normalizada», disse fonte dos bombeiros da localidade

Segundo o responsável de serviço, Carlos Carvalho, «os carros saíram do local pelos seus próprios meios, auxiliados pelos bombeiros».

«A situação está normalizada, as pessoas já foram retiradas, estão fora de perigo e em segurança», assegurou.

Ligações condicionadas no aeroporto

O movimento no Aeroporto da Madeira foi, entretanto, condicionado devido ao vento forte, o que provocou o cancelamento de três voos e outro avião divergiu para o Porto Santo, informou fonte aeroportuária.

«O aeroporto está condicionado por causa do vento norte na pista», explicou a mesma fonte.

Atualizado às 16:48