Um helicóptero da Força Aérea e meios da Marinha estão a realizar buscas próximo da foz do rio Douro, no Porto, para encontrar três possíveis desaparecidos após o alerta de um alegado naufrágio de uma embarcação de recreio.

O porta-voz da Marinha, Paulo Vicente, contou à agência Lusa que o alerta chegou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) por volta das 06:00, tendo um helicóptero EH-101 estado envolvido nas bucas entre as 08:00 e as 12:00, hora em que regressou à Base Aérea do Montijo para reabastecer.

“O MRCC recebeu uma chamada da Polícia Marítima do Douro, que havia sido contactada, via rádio, pela Marina da Afurada, a dar conta de que estariam três pessoas numa balsa salva-vidas, a cerca de milha e meia da Foz do Douro, depois do naufrágio da embarcação ‘Odivelas’. Porém, não temos registo de nenhuma embarcação com esse nome, daí estarmos também a verificar e a confirmar a fiabilidade do alerta”, explicou Paulo Vicente.

Enquanto a Autoridade Marítima Nacional está a verificar a veracidade do alerta dado, as buscas prosseguem em terra e no mar, com uma embarcação salva-vidas da Marinha, estando a caminho da zona de operações o navio patrulha oceânico “Figueira da Foz”.