O Dia Mundial do Naturismo assinala-se esta sexta-feira. Em Portugal, são sete as praias oficiais e vinte onde é tolerada a nudez, como praias selvagens e parques de campismo.

Em entrevista à TVI, Rui Elvas, presidente da Federação Portuguesa do Naturismo (FNP), afirmou que o preconceito em Portugal precisa de ser quebrado, uma vez que a “lei existe. A prática do naturismo está perfeitamente legalizada.”

Para os portugueses é “um ato de exibicionismo, um ato de gente que não se comporta da melhor forma. Temos que, claramente, desmistificar esta ideia”, acrescentou o presidente.


Em Portugal, os associados do naturismo são 10 mil, mas Rui Elvas garantiu que são “bastantes mais, muito mais do que o dobro” em todo o país, mas o preconceito - que passa por questões familiares e profissionais - leva a que não se tornem associados.

"Têm receio de serem fotografados, ou encontrarem alguém conhecido”, afirmou o presidente,  acrescentando: “se encontramos um naturista, uma pessoa que é conhecida, ele também estará despido.”


A FPN vê o naturismo como uma mais-valia para o turismo em Portugal, uma vez que grande parte dos turistas estrangeiros são adeptos desta prática.

“Este estilo de vida movimenta milhões de euros a nível internacional” e mesmo a nível europeu, existem países que “têm clubes com condições inéditas.”


Para Rui Elvas, “o grande problema tem a ver com o norte (do país). São pessoas que têm uma ideia mais retrógrada em relação ao naturismo.” O objetivo da federação é conseguir a aprovação das autarquias e, assim, aumentar o número de praias onde as pessoas podem estar nuas.

O primeiro parque naturista em território português será inaugurado dia 10 deste mês  em Marvão, no Alentejo.

"É algo que esperávamos há muito tempo", admite o presidente da Federação Portuguesa de Naturismo.


A primeira prática de nudismo conhecida em Portugal remete para os anos 20 do século passado. No entanto, antes do 25 de Abril era considerado atentado ao pudor. A lei, que protege a prática, foi aprovada em 1988 pela Assembleia da República.