Lisboa lidera o ranking dos municípios portugueses e está ao nível das grandes marcas europeias. Uma consultora fez uma lista de 308 municípios, atendendo a vários critérios como a qualidade de vida, a atração de investimento e de turistas.

Concluiu que Lisboa é a melhor cidade para viver, para investir e para visitar. A capital lidera, pela segunda vez, o ranking dos municípios portugueses.

“Este ranking é um ranking científico. Não depende de estudos de opinião e, como tal, conseguimos olhar para cada marca e saber exatamente os resultados que estão a trazer em cada uma das áreas. Com isso, conseguimos ajudar a posicionar e a melhorar o PIB da região e o PIB do país”, explica Filipe Roquete, da Bloom Consulting Portugal City.


O primeiro lugar na lista pode trazer mais reconhecimento, investimento e turismo para as regiões. A capital portuguesa é uma grande marca europeia. Tem crescimento empresarial, de ocupação hoteleira e de poder de compra. Nas redes sociais também lidera.

Só no último ano, teve cerca de oito milhões de pesquisas online por todo o mundo. Consultas que podem fazer a diferença, já que a Internet é, muitas vezes, a primeira fonte de informação.

No top 5, além de Lisboa, estão também Porto, Braga, Cascais e Coimbra. Em último lugar da tabela, está o município açoriano das Lajes das Flores.