O Ministério da Educação e Ciência (MEC) felicitou este domingo um aluno da Escola Secundária Mário Sacramento, de Aveiro, pela conquista de uma medalha de bronze na 47.ª Olimpíada Internacional de Química, que se realizou em Baku, Azerbaijão.

Além do medalhado Ricardo Alexandre Santos, integravam ainda a equipa que representou Portugal, os alunos Maria Neves Carmona, do Colégio Luso-Francês, no Porto, Henrique Rui Aguiar, da Escola Secundária José Estevão, em Aveiro, e Francisco Manuel Marques, da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra.

No comunicado, o MEC refere que “este foi o melhor resultado de sempre” do nosso país nas Olimpíadas Internacionais de Química, num total de 292 estudantes finalistas do ensino secundário provenientes de 75 países.

A preparação da equipa de estudantes que representa o país na Olimpíada Internacional de Química está sedeada no Departamento de Química da Universidade de Aveiro desde 2002, e conta com a colaboração de uma equipa de docentes de diferentes áreas da Química.

As Olimpíadas de Química são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Química com o patrocínio do MEC, Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Aveiro.

Segundo o MEC, estas olimpíadas “visam dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas básicas e secundárias, proporcionar a aproximação entre as escolas e as universidades e despertar o interesse pela Química, cativando estudantes para carreiras científico-tecnológicas”.