Os distritos de Bragança e Vila Real estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, Bragança e Vila Real vão estar sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas, entre as 10:00 desta sexta-feira e as 18:00 de domingo.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existem situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste e no interior das regiões centro e sul até meio da manhã e nebulosidade que poderá persistir ao longo do dia na faixa costeira entre os cabos Raso e Mondego.

Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada nas zonas montanhosas.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado em especial durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura máxima.

Para a Madeira, prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, mais prováveis nas vertentes norte, e vento fraco a moderado.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Faro prevê-se uma máxima de 26 graus Celsius, em Bragança, Évora e Beja 32, em Vila Real e Portalegre 31, em Castelo Branco 33, Braga e Viseu 29, Porto, Leiria e Ponta Delgada 25, Funchal e Angra do Heroísmo 24 e Santa Cruz das Flores 23.

Sete ilhas dos Açores sob aviso até sábado por causa da chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertou para as previsões de chuva «pontualmente forte» e «possibilidade de trovoadas» em sete ilhas dos Açores, que colocou sob aviso amarelo até sábado.

O aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, abrange as ilhas dos grupos ocidental (Corvo e Flores) e central (Faial, São Jorge, Graciosa, Terceira e Pico).

Corvo e Flores mantêm-se sob este aviso entre as 15:00 de hoje e as 10:00 de sábado e as restantes entre as 20:00 de hoje e as 10:00 de sábado.

Por causa deste aviso da meteorologia, a proteção civil dos Açores emitiu um comunicado em que recomenda «comportamentos adequados» às populações, como a «desobstrução dos sistemas de escoamento das águas», «especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas» e não praticar «atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar».