Os grupos Central e Oriental do arquipélago dos Açores estão sob aviso amarelo relativo a chuva intensa, assinala esta sexta-feira o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, transmitindo um alerta do Instituto do Mar e da Atmosfera.

Para o grupo Central (constituído pelas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), o aviso amarelo refere-se a chuva prevista para entre as 16:00 de hoje e as 00:00 de sábado, enquanto para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso pretende alertar para a precipitação entre as 16:00 de hoje e as 07:00 de sábado.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores destaca que o eventual impacto destes efeitos "pode ser minimizado" com a adoção de comportamentos adequados "nas zonas mais vulneráveis".

Das medidas sugeridas faz parte a "desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento".

"Manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas" e "garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas" são outras duas indicações avançadas em comunicado.


A informação sublinha ainda a necessidade de "ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas" e aconselha a que não se pratiquem "atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar".