Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar, entre terça e quarta-feira, sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à previsão de chuva forte, informou este domingo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

O aviso é válido entre as 07:00 de terça-feira e as 09:59 de quarta-feira, dia em que a chuva forte e persistente passará a aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Os mesmos distritos vão estar igualmente, nos dois dias, sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, devido à previsão de rajadas de vento na ordem dos 70 a 90 quilómetros por hora, em especial no litoral e nas terras altas, e de ondas de quatro a cinco metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda sob aviso amarelo, também para terça e quarta-feira, os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra, onde se espera, nuns casos, chuva ou vento fortes, e, noutros, agitação marítima.

O aviso laranja significa "situação meteorológica de risco moderado a elevado", enquanto o amarelo "risco para determinadas atividades" dependentes do estado do tempo.