Cinco distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo, esta terça-feira, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, que podem ser fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso inicial para duas ilhas dos Açores (Corvo e Flores), sob aviso amarelo, entre as 23:00 de hoje e as 20:00 de amanhã. 

De acordo com o Instituto, os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Lisboa e Beja vão estar sob aviso amarelo desde as 15:00 e até ao final do dia de hoje devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, pontualmente fortes e acompanhados de trovoada em alguns locais.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu, entretanto, o Aviso Amarelo para mais sete ilhas dos Açores devido à previsão de chuva.

Além do grupo ocidental, Corvo e Flores, o IPMA alargou o Aviso Amarelo para as cinco ilhas do grupo central – Pico, Faial, Terceira, São Jorge e Graciosa - e as duas do grupo oriental, São Miguel e Santa Maria.

A delegação regional dos Açores do IPMA justifica o aviso com uma superfície frontal com ondulações que deverá provocar um agravamento do estado do tempo na próxima madrugada no arquipélago.

Previsões para o continente

O IPMA prevê para hoje na região Norte do continente céu geralmente pouco nublado, vento fraco, tornando-se moderado de norte nas terras altas para o final do dia e formação de geada no interior.

Nas regiões do Centro e Sul, prevê-se céu muito nublado, períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos, aumentando de intensidade e frequência a partir da tarde, podendo ser fortes e acompanhados de trovoada na região Sul.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando temporariamente moderado de sueste na costa sul do Algarve e moderado a forte do quadrante sul nas terras altas, em especial da região Sul.

Está ainda prevista a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima.

As temperaturas mínimas vão variar entre os -3 (em Bragança) e 15 (em Faro) e as máximas entre os 09 graus (na Guarda) e os 19 (em Faro).