O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, este domingo, sob aviso amarelo o arquipélago dos Açores devido à previsão de chuva que poderá ser pontualmente forte na segunda e terça-feira.

O aviso vigora no grupo ocidental, nas ilhas das Flores e do Corvo, entre as 02:00 e as 17:00 de segunda-feira (mais uma hora em Lisboa), enquanto no grupo central - São Jorge, Terceira, Graciosa, Pico e Faial - o aviso mantém-se entre as 17:00 de segunda-feira até às 08:00 do dia seguinte.

Ainda sob aviso amarelo estão as ilhas de Santa Maria e São Miguel, no grupo oriental, a partir das 20:00 de segunda-feira até às 14:00 de terça-feira.

Segundo informação da Delegação Regional dos Açores do IPMA, “uma superfície frontal com ondulações deverá agravar o estado do tempo em todo o arquipélago, provocando precipitação pontualmente forte, a começar nas ilhas do grupo ocidental e estendendo-se pelas restantes ilhas”.

Entretanto, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores alerta que o eventual impacto dos efeitos deste aviso pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, refere a Lusa.

Entre as medidas está a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao seu livre escoamento.