O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um comunicado a avisar para o mau tempo desde as 19:34 desta segunda até à mesma hora de sexta-feira.

Durante este período, o IPMA prevê que «uma forte corrente de oeste no Atlântico Norte e a passagem de ondulações frontais de forte atividade pelo território do Continente» vão provocar «episódios de precipitação, vento e agitação marítima fortes e queda de neve nas regiões norte e centro».

Segundo o IPMA, «a precipitação será generalizada a todo o território do Continente, persistente, com períodos de maior intensidade e com queda de neve nas regiões do norte e centro que, na terça-feira e na quinta-feira, chegará a cotas de 600 a 800 metros».

O vento predominará de sudoeste ou oeste moderado ou forte, com rajadas que, nos períodos de maior intensidade, serão da ordem de 80 km/h no litoral e de 90 a 100 km/h nas terras altas.

A partir de terça-feira, está também prevista uma altura significativa das ondas na costa ocidental, entre cinco e sete metros, podendo atingir alturas máximas de entre oito e dez metros.

O IPMA «vai manter a vigilância meteorológica, atualizando as previsões sempre que se justifique, recomendando-se que dê a devida atenção aos avisos meteorológicos e que se sigam as orientações dos Serviços de Proteção Civil», cita a Lusa.