As temperaturas vão subir gradualmente a partir de sexta-feira, entre quatro a seis graus Celsius na região sul, disse esta quinta-feira à agência Lusa Cristina Simões, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

«Amanhã [sexta-feira] estamos a prever uma subida da temperatura máxima nas regiões do norte e centro de dois e três graus e no sul entre quatro a seis graus», adiantou Cristina Simões.

De acordo com a meteorologista, as temperaturas máximas na sexta-feira devem rondar os 20 graus nas regiões do norte e centro e no sul os 22/23 graus, mas, até lá, ainda são previstos períodos de chuva fraca no litoral norte e centro.

«Hoje e amanhã [sexta-feira] ainda estamos a prever períodos de chuva em geral fraca a começar no Minho e Douro Litoral, que depois vai estender-se às regiões do litoral norte e centro. Na região sul não deverá ocorrer precipitação, apenas algumas nuvens, isto devido à passagem de uma frente que não tem muita atividade», adiantou à Lusa Cristina Simões.

De acordo com a meteorologista do IPMA, para sexta-feira ainda estão previstos alguns períodos de chuva fraca até ao meio da manhã.

«A partir do meio da manhã, o céu vai tornar-se pouco nublado e estamos a prever uma subida da temperatura máxima», disse ainda.

Também a temperatura mínima vai «subir um pouco a partir de sexta-feira, prevendo-se na região do interior 10 graus e no litoral 14», adiantou a meteorologista do IPMA.

Segundo Cristina Simões, a tendência para o fim de semana é de nova subida da temperatura.

«A subida de temperatura na sexta-feira já é um prenúncio de um fim de semana com sol, mais quente», concluiu.