O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou este domingo para o agravamento das previsões de chuva, vento e agitação marítima em sete ilhas dos Açores nas próximas horas, colocando-as sob aviso amarelo.

As cinco ilhas do grupo central (Graciosa, Terceira, S. Jorge, Pico e Faial) estão sob aviso amarelo (o segundo menos grave numa escala de quatro) entre as 18:00 e as 03:00 de segunda-feira por causa de «vento relativo a rajada máxima» (85 a 100 quilómetros por hora).

Por outro lado, as mesmas ilhas estão sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e a mesma hora de segunda-feira por causa da chuva.

Também o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) estão sob aviso amarelo por causa da chuva (até às 18:00 de hoje), do vento de «velocidade média e rajada máxima» até à meia-noite e da agitação marítima com «altura significativa das ondas» também até à meia-noite.

A Proteção Civil dos Açores recomenda à população a «adoção de comportamentos adequados» na sequência destes avisos do IPMA, como «manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas», fazer «uma condução defensiva, reduzindo a velocidade» ou garantir a «fixação de estruturas soltas, como andaimes ou placards e outras estruturas montadas ou suspensas».

O serviço regional de proteção civil pede ainda «especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas» e desaconselha «atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar».