Atualizada às 19:32

Onze distritos do Continente e o arquipélago da Madeira estão sob aviso amarelo, com previsão de aguaceiros fortes, havendo possibilidade de trovoadas e ventos extremos, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, do total dos distritos sob aviso amarelo, as regiões centro e sul - Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro - registarão um agravamento das condições meteorológicas a partir das 03:00 de domingo.

Nestes sete distritos prevê-se chuva intensa, acompanhada de trovoadas, «não sendo excluída a possibilidade de fenómenos extremos de vento, em particular na região do Algarve», sendo o aviso amarelo (o terceiro mais grave de uma escala de quatro) prolongado até ao final de domingo.

Madeira

No arquipélago o IPMA colocou em alerta amarelo a Costa Norte, Porto Santo, e a Costa Sul, com exceção das regiões montanhosas, em alerta laranja, devido à possibilidade de rajadas de vento na ordem dos 120 quilómetros/hora entre as 22:00 deste sábado e as 05:59 de domingo.   

Nesta zona há igualmente um alerta amarelo para aguaceiros «por vezes fortes» entre as 12:00 de hoje e as 05:59 de domingo, rajadas de vento na ordem dos 90 quilómetros/hora entre as 13:00 e as 21:59 deste sábado, e vento norte também com rajadas de 90 quilómetros/hora entre as 06:00 e as 11:59 de domingo.

Em relação à zona da Costa Norte, o alerta amarelo deve-se à previsão de chuva e aguaceiros «por vezes fortes», entre as 12:00 de sábado e as 05:54 de domingo, vento norte com rajadas na ordem dos 90 quilómetros/hora entre as 18:00 de dia 22 e as 11:59 de dia 23, bem como forte agitação marítima, com possibilidade de ondas de noroeste com entre quatro a cinco metros entre as 00:00 de domingo e as 05:59 de segunda-feira.

Para Porto Santo, o alerta amarelo dá conta de vento forte, com rajadas na ordem dos 90 quilómetros/hora entre as 18:00 deste sábado e as 11:59 de domingo, e agitação marítima com ondas com entre quatro a cinco metros entre as 00:00 de domingo e as 05:59 de dia 24.

Já para a zona Costa Sul, o alerta amarelo do IPMA diz respeito apenas à possibilidade de rajadas de vento na ordem dos 90 quilómetros/hora a partir das 18:00 de hoje e até às 11:59 domingo.

Mau tempo está a afetar movimento no Aeroporto da Madeira

O vento forte, a chuva e fraca nebulosidade estão a afetar desde a tarde de hoje o movimento de aterragens no Aeroporto da Madeira, tendo dois aviões divergido para o Porto Santo e outro para Tenerife, disse fonte aeroportuária.

Segundo a mesma fonte, um avião da Air Berlin que tinha chegada prevista à Madeira pelas 15:05, decidiu divergir para Tenerife, voltou a voar para a Madeira, mas «não conseguiu aterrar e foi para o Porto Santo».

Também naquela está a aguardar o aparelho da Norwegian, proveniente do aeroporto londrino de Gatwick, com aterragem programada na Madeira pelas 17:45, referiu.

Para a ilha de Canárias, Tenerife, foi um outro avião desta companhia oriundo de Copenhaga.

«Um avião da TAP, de Lisboa, conseguiu entretanto aterrar e um outro da Easyjet está a aguardar para ver se consegue fazer-se à pista. Eles estão a aproveitar as abertas», acrescentou.

De acordo com esta fonte, «o forte vento, a chuva e a fraca visibilidade» naquela zona estão na origem desta situação.