A proteção civil dos Açores alertou este sábado para as previsões de chuva «pontualmente forte» nas ilhas das Flores e do Corvo, que estão sob aviso amarelo da meteorologia até às 18:00.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, num comunicado, «recorda que o eventual impacto» dos efeitos da chuva «pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações».

Entre as medidas recomendadas pela proteção civil está «a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento».

A proteção civil pede ainda que sejam mantidos «limpos os sistemas de drenagem» e que sejam consolidados «telhados, portas e janelas».

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a passagem de «uma superfície frontal fria com ondulações, com atividade moderada a forte, provocará um agravamento do estado do tempo» nas Flores e no Corvo, havendo previsão de «precipitação pontualmente forte».